segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

As necessidades nutricionais são iguais para atletas e não atletas ?

Praticantes de exercícios físicos apresentam maior gasto energético diário, devido a isto tem maior necessidade de calorias, especialmente em carboidratos, que é uma das fontes energéticas utilizadas durante o exercício, e por termos estoque limitado em nosso organismo. Este gasto energético varia, dependendo do tipo, volume e frequência dos treinamentos, além das caracteristicas individuais de cada um como sexo, peso, idade e condicionamento físico, que vão interferir no cálculo do gasto calórico total.

Quando falamos em exercícios de alta intensidade, grande parte da energia gasta é proveniente de carboidratos, que estão presentes em alimentos como pães, massas, cereais em geral (arroz, milho, quinua) e frutas. Por nossos estoques de carboidratos (no fígado e no músculo) serem limitados e se esgotarem rapidamente, são de difícil recuperação, especialmente quando temos mais de um período de treino por dia, como é o caso dos atletas profissionais, por isso eles precisam de uma dieta mais rica em carboidratos (60 à 70% do total de calorias) e saber consumi-los em horários específicos para favorecer a recuperação, pois a depleção destes estoques é uma das causas de fadiga no exercício e favorece a queda na performance !!

Além de carboidratos o atleta também necessita de outros nutrientes, como proteínas, que são importantes para manutenção e/ou ganho de massa magra e devem corresponder de 10 à 20% do total de calorias do cardápio, portanto não há necessidade de uma dieta excessivamente rica em proteínas, como se dissemina no meio esportivo. As proteínas são encontradas em alimentos de origem animal como carnes em geral, ovos e laticínios e tambem em alimentos de origem vegetal como a soja principalmente !!!

Em exercícios de alta intensidade e curta duração a necessidade de proteínas é maior, pois esse tipo de exercício favorece maior ganho de massa muscular e elas são necessárias nessa síntese. Essa recomendação de proteínas é calculada de acordo com a massa corporal do indivíduo (peso) e deve conter proteínas de alto valor biológico, que são proteínas mais completas em aminoácidos essenciais.

Portanto pela individualidade das necessidades nutricionais, consulte um nutricionista para lhe ajudar na elaboração do seu cardápio.

Matéria escrita pela nutricionista e fisiologista do exercício Lígia Valim.

Você tem dúvidas se está se alimentando direito ? Precisando emagrecer ou ganhar peso ? Marque uma avaliação nutricional com a nutricionista oficial da VM3 Lígia Valim.
Para maiores informações entre em contato, clique aqui

Equipe VM3 Assessoria Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário